Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Adolescentes com deficiência auditiva: a aprendizagem da dança e a coordenação motora

2011; Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-65382011000200010

ISSN

1980-5470

Autores

Maria Augusta L. Montezuma, Mariana V. Rocha, Rosângela Marques Busto, Dirce Shizuko Fujisawa,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a ocorrência de modificação da coordenação motora, atenção, participação, interação, autoestima e compreensão em adolescentes com deficiência auditiva, após a realização de aulas de dança do tipo jazz dance. Foi realizado estudo experimental intrassujeito do tipo AB, com cinco sujeitos do gênero feminino, com idade entre 13 e 18 anos, diagnóstico de surdez congênita ou adquirida e estudantes do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES). Para avaliação da coordenação motora foi aplicado o teste KTK, composto por quatro tarefas antes e após as aulas e, diário de campo, contendo informações que não foram registradas nos testes formais. Foram realizadas doze aulas de dança como intervenção. O resultado do KTK mostrou média da pontuação total de 171,8 inicialmente e 196,4 após a intervenção. Como resultado final todos os sujeitos do estudo apresentaram melhora da coodernação motora significante (P=0.01) após as aulas de dança. Observou-se também melhor atenção das alunas no decorrer das aulas e maior integração do grupo.

Referência(s)