
"Estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil" Vol. I
2001; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0103-166x2001000200007
ISSN1982-0275
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoA obra “Estudos de caso em psicologiaclinica comportamental infantil” foi organizadapor Edwiges Ferreira de Mattos Silvares,professora titular em Psicologia Clinica doInstituto de Psicologia da USP, orientadora eprofessora do Programa de Pos-graduacao emPsicologia Clinica da mesma universidade, econtou com profissionais da area epesquisadores. Tem como objetivo ligar apratica a teoria. O livro divide-se em tres partesnas quais sao abordados os fundamentosteoricos, estudos de caso grupais e relativos aproblema de saude.No primeiro capitulo, a organizadora fazum apanhado geral sobre a avaliacao e aintervencao clinica comportamental. Inclui-seneste o porque desta designacao, o que e,questoes que devem ser respondidas para queseja esta considerada adequada, alem dediscursar brevemente sobre analise funcional,tratamento e sua eficacia, tudo isto feito comextrema clareza e com indicacoes debibliografia para aqueles que desejamaprofundar-se em algum destes topicos.No segundo capitulo, a organizadorajuntamente com Roberto Alves Banaco, doutorpela USP, coordenador e orientador doprograma de Pos-graduacao da PUC-SP, falasobre os estudos de casos clinicos, definin-do-os, classificando-os, apontando os pros econtras dos estudos de casos e a suaimportância como ponte entre a pratica e apesquisa.No capitulo 3, “A evolucao das habilidadessociais e o comportamento empatico”, a autoraEliane Falcone, doutora pela USP e professoraadjunta do Instituto de Psicologia daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro,conceitualiza habilidade social e empatia,aprofundando-se no segundo, explanando sobreseus componentes e seu desenvolvimento.Encerrando a primeira parte do livro, quetrata de fundamentos conceituais, asprofessoras, Fatima Cristina de Souza Conte,professora da Universidade Federal do Parana,doutora pela USP, e Jaide A. Gomes Regra,professora da Universidade de Mogi das Cruzes,mestre e doutoranda pela USP, falam dapsicoterapia comportamental infantil. Iniciamcontando como se deu sua evolucao desde obehaviorismo metodologico ao radical,mostrando seus avancos. Num segundomomento, tratam de como se deve procederna entrevista inicial com os pais, a crianca.Dando continuidade sao apresentado doisexemplos de casos atendidos pelas autoras,
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