Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item

2010; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1415-65552010000100006

ISSN

1982-7849

Autores

Amália Raquel Pérez-Nebra, Cláudio Torres,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

O potencial turístico do Brasil é reconhecido por diversos segmentos, e sabe-se de sua pouca representatividade no cenário internacional. Objetivou-se a construção e validação de um Instrumento de Imagem do Destino Turístico, e posterior comparação dos turistas reais e potenciais, além de uma revisão sobre o conceito de imagem do destino. Para a pesquisa se construiu um sítio eletrônico em quatro idiomas e enviaram-se e-mails nos mesmos idiomas. A pesquisa foi respondida por 658 pessoas, de 66 diferentes países. A média de idade foi de 33,2 anos (dp=11,5), 58,7% eram do sexo feminino, 53,9% eram solteiros, mais de 80% concluíram o terceiro grau, a maioria já fez viagem internacional (90,8%), mas poucos vieram ao Brasil (26,8%). O tratamento dos dados foi por meio de análise fatorial e análise de resposta ao item, além da diferença entre grupos. Os resultados ofereceram subsídios para alcançar o objetivo de construir e validar um Instrumento de Imagem do Destino. Foram encontrados cinco fatores: 1. Cenário específico, 2. Cultura local, 3. Luxo e conforto, 4. Infra-estrutura e segurança, e 5. Recreação e entretenimento. O segundo objetivo foi alcançado. Comparando os grupos, dois fatores apresentaram diferença entre turistas potenciais e reais. Aplicações e impactos são sugeridos ao longo do trabalho.

Referência(s)