
Utilização do conceito de aumento angular para interpretar imagens observadas em espelhos esféricos côncavos
2013; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 35; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1806-11172013000100022
ISSN1806-9126
AutoresV L B de Jesus, Daniel Guilherme Gomes Sasaki,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOs livros didáticos de física utilizam a definição do aumento linear transversal (AL) com o objetivo de comparar o tamanho da imagem ao do objeto quando abordam espelhos e lentes esféricas. Este trabalho discute as distorções geradas pela utilização do conceito de AL e emprega o conceito de aumento angular (AA) para demonstrar que a visão do observador acerca do tamanho relativo entre o objeto e a sua imagem associada produzida por um espelho esférico côncavo depende da sua própria posição. Foi realizada uma análise qualitativa de dois experimentos, e ainda análises quantitativas e gráficas da variação do módulo do AA em função da posição do observador para os quatro tipos de imagens produzidas por um espelho côncavo. Discute-se a necessidade da introdução do conceito de aumento angular nos livros didáticos para compreender a visualização das imagens formadas por um espelho esférico côncavo.
Referência(s)