
O estímulo à criatividade em programas de pós-graduação segundo seus estudantes
2002; Springer Science+Business Media; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722002000100008
ISSN1678-7153
AutoresEunice M. L. Soriano de Alencar,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO estudo investigou a extensão em que professores de pós-graduação implementam práticas que favorecem a criatividade, segundo pós-graduandos, e a avaliação destes quanto ao nível de sua criatividade, de seus professores e colegas, comparando-se os resultados com outros obtidos anteriormente com estudantes de graduação. Participaram do estudo 92 pós-graduandos que responderam a um inventário de incentivo à criatividade por parte de seus professores, e avaliaram o nível de sua criatividade, de seus professores e colegas. Observou-se maior incentivo a distintos fatores que se associam à criatividade segundo os pós-graduandos. Estes se perceberam ainda como mais criativos que os seus professores e colegas, considerando-se também e a seus professores como mais criativos do que estudantes de graduação. As condições mais favoráveis à criatividade na pós-graduação se devem possivelmente aos objetivos da mesma de enfatizar a produção do conhecimento.
Referência(s)