Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acadêmicos na berlinda ou como cada um escreve a História?: uma reflexão sobre o embate entre historiadores acadêmicos e não acadêmicos no Brasil à luz dos debates sobre Public History

2014; Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Volume: 7; Issue: 15 Linguagem: Português

10.15848/hh.v0i15.692

ISSN

1983-9928

Autores

Jurandir Malerba,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Indicadores diversos sugerem uma crescente demanda por história pelo público leigo nos últimos anos, demanda que vem sendo suprida por profissionais não treinados na academia. Os objetivos deste texto são os de pensar o próprio conceito de história pública e sua aplicabilidade no Brasil, assim como analisar três autores leigos que se tornaram best-sellers como escritores de história no Brasil. Nosso argumento é o de que a difusão massiva dessas obras tem implicações de ordem técnica e ética diante das quais cabe aos historiadores treinados no sistema de pós-graduação se manifestar.

Referência(s)