
Trajetórias identitárias e sentidos do trabalho docente para professores universitários
2014; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-71822014000100022
ISSN1807-0310
AutoresTânia Regina Raitz, Christie Dinon Lourenço da Silva,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a trajetória identitária profissional de seis professoras universitárias e analisar os sentidos atribuídos por elas ao trabalho docente. A investigação tratou-se, metodologicamente, de uma pesquisa qualitativa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com o uso do gravador, em que as professoras apresentaram explicações que oferecem, ao leitor, mais elementos para a compreensão de aspectos revelados sobre suas trajetórias profissionais e sobre como significam seu trabalho docente. O tratamento das informações se deu por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os sentidos do trabalho, na contemporaneidade, aparecem diversificados, entrecruzados, ambivalentes e contraditórios. Essa diversidade se caracteriza pela complexidade da própria identidade, sempre em constituição, e também em razão de o mundo estar em constante mudança, especialmente o mundo do trabalho, que acaba por afetar o trabalho docente universitário, repercutindo também numa reconfiguração da identidade profissional.
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