
Efeitos dos rejeitos da indústria de zinco na anatomia e crescimento de plantas jovens de Salix humboldtiana Willd: (salgueiro)
2011; INSTITUTO DE BOTANICA; Volume: 38; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s2236-89062011000100012
ISSN2236-8906
AutoresMarcelo Pedrosa Gomes, Teresa Cristina Lara Lanza de Sá e Melo Marques, Mariana de Oliveira Gonçalves Nogueira, Guilherme Henrique Silva, Evaristo Mauro de Castro, Ângêla Maria Soares,
Tópico(s)Plant Stress Responses and Tolerance
ResumoA poluição por metais pesados, gerada principalmente pelas atividades de mineração e industrial, exige estudos que possibilitem a recuperação de áreas contaminadas. Foram estudadas respostas de crescimento e características anatômicas de plantas jovens de salgueiro cultivadas em solo multicontaminado por metais pesados. As plantas foram cultivadas em três níveis de misturas de solo contaminado: 0%; 15% e 30% (v/v), durante 60 dias. No maior nível de contaminação foi observado menor produção de matéria seca das raízes e da parte aérea e menor crescimento das raízes. Nesta condição, as raízes apresentaram maior espessura da epiderme, exoderme e endoderme e menor número de elementos condutores de xilema. As folhas apresentaram modificações no número de elementos condutores de xilema, na densidade e diâmetro dos estômatos, e na espessura da epiderme, endoderme, colênquima e do mesofilo.
Referência(s)