Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escola e polícia em três países: vinho novo em odres velhos ou a crise das instituições

2013; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 21; Issue: 81 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362013000400004

ISSN

1809-4465

Autores

João Casqueira Cardoso, Cândido Alberto Gomes, Edna Ugolini Santana,

Tópico(s)

Crime Patterns and Interventions

Resumo

A amplitude internacional das violências nas escolas tem levado à presença cada vez maior dos policiais nos estabelecimentos de ensino. Este trabalho analisa as pontes entre escola e polícia no Brasil, Portugal e França, em tempos de crise institucional da chamada pós-modernidade. Neste cotejo verifica-se que tais relações correspondem ao quadro constitucional e administrativo de cada país, sendo as normas reinterpretadas na realidade social, afastando-se com frequência do tipo ideal burocrático. Nesta dinâmica, se verificam arriscados desvios e superposições de papéis de educadores e agentes. Diversos projetos têm buscado, com maior ou menor sucesso, superar a distância entre policiais e jovens, cujos papéis sociais e aparências os opõem sob a lente de estereótipos, em parte fundamentados em fatos. Propõem-se rumos para novas pesquisas.

Referência(s)