
Energy Efficiency of Series Hybrid Electric Vehicles
2012; Linguagem: Inglês
10.4271/2012-36-0105
ISSN2688-3627
AutoresFernando Zegarra Sánchez, Sérgio Leal Braga,
Tópico(s)Electric and Hybrid Vehicle Technologies
Resumo[pt] Nesta dissertacao apresenta-se a avaliacao da eficiencia energetica do Veiculo Eletrico Hibrido em Serie mediante o desenvolvimento teorico de dois prototipos de sistemas de propulsao eletrica e o estudo experimental do consumo de combustivel do veiculo original. A analise experimental foi feita mediante o desenvolvimento de uma bancada de teste, composta principalmente por um dinamometro de chassis, um piloto automatico e um medidor de vazao de combustivel, acompanhado de toda a eletronica que fez possivel a aquisicao de dados em cada teste. Neste estudo desenvolvem- se dois modelos teoricos de arquitetura para o sistema de propulsao do VEH, o primeiro composto de quatro motores, cada um embutido nas rodas do veiculo, e o segundo composto por dois motores, cada um embutido nas rodas do eixo traseiro do veiculo. Existem diversos procedimentos para poder embutir um motor na roda do veiculo, o que se deve ter em conta e o peso, a potencia e a eficiencia na transmissao de potencia. No desenvolvimento teorico do sistema de propulsao em cada roda, faz-se necessario o uso do redutor cicloidal, o qual permite uma reducao de 3:1 ate 119:1 em um so estagio com uma eficiencia de transmissao de 93 por cento, conjuntamente com um motor de corrente continua sem escovas, o qual tem uma alta densidade de potencia. Os resultados da avaliacao do sistema de propulsao eletrica dos prototipos mostram que o modelo de quatro motores nas rodas e mais eficiente em comparacao com o modelo de dois motores embutidos nas rodas. Isto se deve ao fato do segundo modelo ser mais pesado, ja que precisa uma maior quantidade de baterias e alem disso de motores mais robustos. Na avaliacao do consumo energetico do VEH em comparacao com o modelo original a gasolina, obtiveram-se resultados interessantes referentes a economia na utilizacao do recurso energetico. O VEH teve um comportamento melhor em ciclos urbanos que em ciclos de estrada e a economia do recurso energetico alcanca 57,6 por cento quando se testa com ciclos urbanos e 11,4 por cento em ciclos de estrada.%%%%[en] This dissertation presents the evaluation of the energy efficiency of a series hybrid electric vehicle through the theoretical development of two electric propulsion systems and an experimental study of fuel consumption of the original vehicle. The experimental analysis was done by a test setting, consisting mainly by a chassis dynamometer, an autopilot system and a fuel flowmeter, all connected to the data acquisition system. In this study it was developed two theoretical models of propulsion systems for HEV. The first one consists of four in-wheel motors and the second one consists of two in-wheel motors on the rear axle. There are various methods for embedding a motor in the wheel. It is necessary to consider the weight, power and transmission efficiency. In the theoretical model it was considered a cycloidal reducer, which allows a reduction of 3:1 to 119:1 in one stage with an efficiency of 93 percent, together with a brushless DC motor, which has a high power density. The…
Referência(s)