Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O brincar na escola: a relação entre o lúdico e a mídia no universo infantil

2012; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32892012000200005

ISSN

2179-3255

Autores

Isabelle Borges Siqueira, Ingrid Dittrich Wiggers, Valéria Pereira de Souza,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A mídia tem se afirmado como um forte componente da realidade na sociedade contemporânea. Há, nesse sentido, um crescente interesse na análise de como as mensagens dos discursos midiáticos estariam presentes no universo infantil. O objetivo do presente estudo foi o de averiguar e analisar a presença da mídia no ambiente escolar, por meio da cultura corporal de movimento infantil. Utilizou-se metodologicamente a observação participante em uma instituição de educação infantil de Brasília (DF). Como resultado principal, constatou-se que há uma apropriação cultural da mídia pelas crianças em seus momentos lúdicos e em suas relações sociais, refletidas nos jogos simbólicos.

Referência(s)