
Caracterização do mercado consumidor de "água aromatizada": hábitos e motivações para o consumo
2009; Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos; Volume: 29; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0101-20612009000200020
ISSN1678-457X
AutoresÉrika Endo, Michele Corrêa Bertoldi, Neuma Maria de Souza Pinheiro, Aline Cristina Arruda Gonçalves, Valéria Paula Rodrigues Minin,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO produto preparado líquido aromatizado, comercialmente conhecido como "água aromatizada" e recém-lançado no mercado brasileiro, é vendido com o apelo de saúde e inovação. No entanto, por se tratar de um produto pouco familiar aos hábitos de consumo da população brasileira, as motivações para o seu consumo ainda são desconhecidas. Diante deste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar o perfil dos consumidores da cidade mineira de Juiz de Fora quanto ao produto, por meio de uma pesquisa de mercado realizada em junho de 2007. Para o levantamento dos dados, utilizou-se uma pesquisa descritiva direta e estruturada (survey) com 303 consumidores, por meio da aplicação de questionários estruturados. A faixa etária predominante (40,3%) situou-se entre 20 e 30 anos, sendo a maioria do sexo feminino (65%), com elevada escolaridade e renda familiar entre 1 e 6 salários mínimos (52,8%). Dos indivíduos entrevistados, 37% disseram que consumiram o produto motivados principalmente pelo fator novidade. Destes, 20,5% confundiram o produto com refrigerantes de baixa gaseificação. A maioria dos respondentes demonstrou desconhecer o produto, fato que pode estar relacionado a falta de divulgação nos estabelecimentos comerciais e pelas empresas através da mídia local.
Referência(s)