Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escrita, maturidade emocional, operatoriedade e criatividade num grupo de crianças de Uberlânida

2005; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572005000200010

ISSN

2175-3539

Autores

Cláudia Araújo da Cunha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho teve como objetivo discutir as possíveis relações estabelecidas entre as dificuldades de aprendizagem na escrita, o nível intelectual, criatividade e maturacional de crianças de segunda série do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se a Escala de Avaliação na Aprendizagem na Escrita (ADAPE), a prova de conservação de comprimento, a prova de posições possíveis dos dados sobre um suporte e o teste do CAT-H. Os quatro testes foram aplicados em 40 crianças, de ambos os sexos, de duas escolas da rede pública de ensino da cidade de Uberlândia - MG. Os coeficientes de correlação por postos de Spearman sugerem que houve uma correlação positiva significante obtida entre as variáveis conservação de comprimento e criatividade. Quanto aos valores de U a partir da aplicação do teste de Mann-Whitney, a escola localizada na região mais central obteve diferenças significantes entre as variáveis erros do ditado e conservação de comprimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX