Tutoria e autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância
2008; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/eccos.v10i2.1480
ISSN1983-9278
AutoresIolanda Bueno de Camargo Cortelazzo,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste texto apresenta algumas das funções dos professores em cursos de licenciatura a distância de uma sede para pólos de apoio presencial em todo o País. Para manter uma unidade nas disciplinas, os professores, como autores, escrevem o livro didático e o material de aprendizagem da Web em linguagem dialógica com orientação para o estudo individual. Desenham atividades que fazem os alunos interagirem entre si, independentemente de gênero, raça e idade. Como regentes de aula, os professores interagem com os alunos via 0800, quando ministram a teleaula no estúdio. Como tutores do conhecimento, falam na Web Radio e participam dos chats. Como tutores locais, há professores que interagem e motivam os alunos nos pólos. Quando ensinam no estúdio, chegando até os alunos via satélite ou quando conversam via telefone ou via Internet, os professores instigam os alunos a formação de equipes, desenvolvendo trabalho e atitudes colaborativas.
Referência(s)