Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Roteiro para uma história da educação escolar indígena: notas sobre a relação entre política indigenista e educacional

2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 120 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302012000300007

ISSN

1678-4626

Autores

Luiz Antônio de Oliveira, Rita Gomes do Nascimento,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O texto visa apresentar um roteiro para a história das políticas educacionais voltadas para os povos indígenas, a partir da consideração das suas relações com as políticas indigenistas. Na articulação entre os campos indigenista e da educação sugere pensar como as questões das diferenças culturais dos povos indígenas orientaram diferentes projetos de educação escolar indígena. No roteiro proposto, parte-se do período "assimilacionista" e "civilizatório" do início do século XX, marcado pela ideia de uma necessária unidade da nação, passando pelas reformas desta política em que é reconhecida a importância do ensino bilíngue nos processos de escolarização, até o momento atual, caracterizado pela busca do reconhecimento da diversidade cultural como direito fundamental, colocando novos desafios para as políticas educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX