Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Experiência educativa com grupos de atenção à criança em Mariana-MG

2012; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 36; Issue: 1 suppl 1 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022012000200025

ISSN

1981-5271

Autores

Fellype Rodrigues Freitas Lopes, Adriana Maria de Figueiredo, Ana Luiza Leite Costa, Gustavo Ferreira do Nascimento, Lucas Leandro Araújo Silva, Renato Gomes de Souza Nascimento,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação em saúde é o foco da experiência relatada neste trabalho que foi desenvolvido como uma das atividades de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana, no âmbito do Programa de Atenção à Criança do município. OBJETIVOS: Melhorar a interatividade entre profissionais e população por meio de estratégias participativas e lúdicas envolvendo grupos de mães. MÉTODOS: Realização de dinâmicas educativas e avaliativas com os responsáveis pelas crianças e de atividades lúdicas para entretenimento das crianças que são assistidas pelo Programa, ambas pautadas na metodologia da educação popular. RESULTADOS: Os profissionais envolvidos se mostraram receptivos ao uso de novas metodologias educativas no trabalho com aqueles grupos operativos. Os participantes demonstraram interesse e interação nos encontros. As crianças se mostraram satisfeitas em ter um passatempo enquanto aguardavam a avaliação nutricional. O processo proporcionou reflexão crítica e construção de conhecimento entre os monitores e professores. CONCLUSÃO: A aproximação entre profissionais de saúde e população, historicamente pautada pela dicotomia entre o saber técnico e o saber popular, é beneficiada por ações que permitem a criação de espaços de diálogo, como os que foram desenvolvidos no grupo com o suporte da metodologia da educação popular.

Referência(s)