
Alinhamento entre estratégia e critérios competitivos: um estudo em empresa do setor de bebidas
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14488/1676-1901.v11i1.537
ISSN1676-1901
AutoresCarlos Felipe Jun Abe, Marly Monteiro de Carvalho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoGarantir a coerência e o alinhamento da estratégia em todos os níveis da organização é uma tarefa árdua. Por vezes é necessário fazer ajustes entre a estratégia competitiva e a estratégia de manufatura, desdobrada em critérios competitivos. As escolhas (trade-offs) de posicionamento estratégico devem ser explicitadas até o nível do chão-de-fábrica, permitindo o alinhamento entre as estratégias competitivas genéricas e os critérios competitivos, o que é um dos principais desafios para a execução da estratégia bem sucedida. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de alinhamento da estratégia e dos critérios competitivos, identificando os principais gargalos. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo exploratório realizado em uma empresa do setor de bebidas não-alcoólicas. As analises apontaram para o desalinhamento entre estratégia e critérios competitivos.
Referência(s)