
APRENDIZAGEM E CRÍTICA NA SOCIEDADE DA MIDIATIZAÇÃO: ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO DE EDIÇÃO DO PROGRAMA PROFISSÃO REPÓRTER
2012; Hertz Wendel de Camargo; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5380/am.v0i3.27910
ISSN2238-0701
AutoresEloísa Joseane da Cunha Klein,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo discorre acerca de aspectos de aprendizagem sobre a mídia e de exercícios de discussão e crítica midiática a partir da análise de um caso específico: a circulação crítica em torno de uma edição do programa Profissão Repórter (Rede Globo, terças-feiras, 23h30min). O texto desenvolve o argumento de que os processos intersubjetivos de conhecimento do mundo são, contemporaneamente, atravessados por processos midiáticos – o que motiva a observação dos processos interacionais que envolvem níveis de aprendizagem sobre a própria mídia, com frequentes exercícios críticos. A análise empírica recai sobre a edição “Violência entre casais” (2009) e correspondentes comentários dos espectadores no blog do programa, considerando aspectos relativos ao conhecimento da mídia, às trocas sociais na mídia e em função dela e ao debate sobre o tema, enquadramento e formatação televisiva.
Referência(s)