Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicólogo na rede pública de educação: embates dentro e fora da própria profissão

2012; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572012000200016

ISSN

2175-3539

Autores

Raquel Souza Lobo Guzzo, Adinete Sousa da Costa Mezzalira, A. Moreira,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O presente trabalho visou aprofundar um debate que vem crescendo dentre os psicólogos brasileiros a respeito da sua inserção nas políticas públicas educacionais. Em 2008, o Conselho Federal de Psicologia conduziu um amplo debate nacional sobre essa questão com os diferentes conselhos regionais. Os debates e as discussões resultantes desses encontros foram sistematizados e apresentados no Seminário Nacional do Ano da Educação em 2009. Com base nos relatórios apresentados, este estudo organiza o que foi registrado, focalizando a identificação de problemas e perspectivas necessárias à inserção do profissional nos processos de formular e avaliar as políticas educacionais, bem como de trabalhar no sistema público. Os registros foram organizados em três categorias: Psicologia Escolar e Educacional - formação e pesquisa em políticas públicas; Psicólogo escolar e educacional - inserção e participação nas políticas públicas educacionais; e Inserção do psicólogo no contexto público educacional - dilemas e perspectivas.

Referência(s)