
Psicólogo na rede pública de educação: embates dentro e fora da própria profissão
2012; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572012000200016
ISSN2175-3539
AutoresRaquel Souza Lobo Guzzo, Adinete Sousa da Costa Mezzalira, A. Moreira,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO presente trabalho visou aprofundar um debate que vem crescendo dentre os psicólogos brasileiros a respeito da sua inserção nas políticas públicas educacionais. Em 2008, o Conselho Federal de Psicologia conduziu um amplo debate nacional sobre essa questão com os diferentes conselhos regionais. Os debates e as discussões resultantes desses encontros foram sistematizados e apresentados no Seminário Nacional do Ano da Educação em 2009. Com base nos relatórios apresentados, este estudo organiza o que foi registrado, focalizando a identificação de problemas e perspectivas necessárias à inserção do profissional nos processos de formular e avaliar as políticas educacionais, bem como de trabalhar no sistema público. Os registros foram organizados em três categorias: Psicologia Escolar e Educacional - formação e pesquisa em políticas públicas; Psicólogo escolar e educacional - inserção e participação nas políticas públicas educacionais; e Inserção do psicólogo no contexto público educacional - dilemas e perspectivas.
Referência(s)