Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Criatividade, inovação e controle nas organizações

2008; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 42; Issue: 1 e 2 Linguagem: Português

10.5007/2178-4582.2008v42n1-2p75

ISSN

2178-4582

Autores

Ronaldo Frederico, Maria Cristina Sanches Amorim,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

A criatividade, característica da força de trabalho, e a inovação, resultado da criatividade na forma de mercadoria, são imprescindíveis para a acumulação capitalista. A criatividade é imaterial, não mensurável em termos de trocas relativas, enquanto a inovação assume a forma de processos ou produtos. As organizações, diante da necessidade de apropriação da criatividade, desenvolvem controles intensos, nas intermináveis relações de poder e contra-poder. Este artigo discute criatividade e inovação nas organizações como foco privilegiado do controle sobre a força de trabalho. Pretendendo ser um ensaio teórico, a metodologia consistiu na revisão da literatura marxista e na crítica de parte da bibliografia voltada para o management, segundo a qual autonomia e liberdade são bases para a criatividade. As considerações finais apontam que, enquanto aumenta a taxa de inovação, são ampliados a subsunção do capital sobre o trabalho, a alienação dos ditos “executivos” e o acirramento da ética individualista.

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