Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Linguagem cinematográfica e Língua: o mostrado e o nomeado

2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Issue: 39 Linguagem: Português

10.5007/2175-8026.2000n39p73

ISSN

2175-8026

Autores

Mauro Eduardo Pommer,

Tópico(s)

Subtitles and Audiovisual Media

Resumo

Um dos problemas centrais que surgem na análise de filmes consiste em estabelecer com clareza, num primeiro momento, aquilo que o filme mostra, para que se possa a partir daí estabelecer aquilo que o filme “quer dizer”, isto é, a questão de sua significação. A razão principal dessa dificuldade consiste no fato de que os materiais próprios ao cinema possuem um caráter “documental”: tanto a imagem como o som constituem o traço sensível de alguma coisa que efetivamente existiu e deixou aquela impressão na película. Assim é que, no plano da coisa representada, em princípio tudo o que é mostrado ao espectador tem uma existência “real” no plano diegético, a menos que seja desmentido no interior da própria diegese.

Referência(s)