Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Comportamentos de bullying e conflito com a lei

2010; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-166x2010000300009

ISSN

1982-0275

Autores

Isabela Zaine, Maria de Jesus Dutra dos Reis, Ricardo da Costa Padovani,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Bullying define-se como uma forma de agressão física, psicológica ou sexual de caráter persecutório e repetitivo, geralmente envolvendo pares. Este estudo investigou comportamentos de bullying em 16 adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei, que cumpriam medidas socioeducativas em regime de semiliberdade e liberdade assistida. Os dados foram coletados individualmente por meio de um questionário adaptado de conflitos na escola. Todos os participantes relataram terem sido vítimas ou autores de bullying ao menos uma vez no último ano. Observou-se maior incidência de autoria de bullying do que de intimidação por colegas, mostrando-se estatisticamente significativa (p<0,022). Participantes em semiliberdade relataram haver sido tanto alvo quanto autores de bullying em maior proporção do que os da liberdade assistida (p<0,038). A intimidação não se restringia somente a colegas, mas generalizava-se a adultos. Resultados apontam a necessidade da investigação sobre a relação entre o comportamento de bullying e indivíduos infratores.

Referência(s)