Crime, história e narrativa
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/1984-9222.2010v2n3p307
ISSN1984-9222
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoAssassinatos, inqueritos e julgamentos transformam-se em tramas que assistimos diariamente nos diversos veiculos de comunicacao. Casos como o do casal Nardoni ou o sequestro das adolescentes Eloa e Nayara sao exemplos tipicos da violencia vendida como espetaculo. A literatura e o cinema, por sua vez, reforcam nosso imaginario com personagens que, de algozes podem as vezes ganhar simpatia dos leitores ou expectadores. Juntam-se a essas alegorias o futebol e o carnaval, manifestacoes coletivas transformadas em icones da nacionalidade durante o periodo Vargas e temos de maneira analoga o enredo do novo livro do historiador Boris Fausto. Professor aposentado do Departamento de Ciencia Politica da USP, membro da Academia Brasileira de Ciencias, Fausto e autor do classico Revolucao de 30: historiografia e historia, alem de outros estudos como Negocios e ocios, Getulio Vargas: o poder e o sorriso, bem como de ter dado continuidade, nos anos 1970, ao projeto historiografico idealizado por Sergio Buarque de Holanda da Historia geral da civilizacao brasileira. Em O crime do restaurante chines o autor narra a historia de Arias de Oliveira, mulato, migrante, pobre que, assim como tantos outros (i)migrantes chegavam a Sao Paulo na busca de melhores oportunidades. No cenario da maior cidade do pais um crime: quatro pessoas brutalmente assassinadas. A partir desse microcosmo, o foco se expande para questoes mais abrangentes, tendo como base as investigacoes, o inquerito policial e o julgamento do suspeito de
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