Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Fenomenologia aplicada à performance musical: um recorte na peça Bajulans de Manoel Dias de Oliveira

2008; Escola de Música da UFMG; Issue: 18 Linguagem: Português

10.1590/s1517-75992008000200011

ISSN

2317-6377

Autores

Sérgio de Figueiredo Rocha,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O presente trabalho propõe a análise musical fenomenológica como ferramenta facilitadora no processo de performance. A peça em questão é Bajulans, do Moteto de Passos, do compositor colonial mineiro Manoel Dias de Oliveira (1734/5-1813). Entender como se estrutura uma peça do ponto de vista harmônico e aplicar sobre ela uma análise musical fenomenológica é um dos procedimentos que podem contribuir para uma melhor elaboração interpretativa da mesma. A análise fenomenológica da música ainda é uma abordagem pouco usual na prática interpretativa. Contudo, parâmetros eminentemente subjetivos, como a vivência do intérprete em performance, têm se revelado bastante significativos para a pesquisa em música.

Referência(s)