
Fenomenologia aplicada à performance musical: um recorte na peça Bajulans de Manoel Dias de Oliveira
2008; Escola de Música da UFMG; Issue: 18 Linguagem: Português
10.1590/s1517-75992008000200011
ISSN2317-6377
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO presente trabalho propõe a análise musical fenomenológica como ferramenta facilitadora no processo de performance. A peça em questão é Bajulans, do Moteto de Passos, do compositor colonial mineiro Manoel Dias de Oliveira (1734/5-1813). Entender como se estrutura uma peça do ponto de vista harmônico e aplicar sobre ela uma análise musical fenomenológica é um dos procedimentos que podem contribuir para uma melhor elaboração interpretativa da mesma. A análise fenomenológica da música ainda é uma abordagem pouco usual na prática interpretativa. Contudo, parâmetros eminentemente subjetivos, como a vivência do intérprete em performance, têm se revelado bastante significativos para a pesquisa em música.
Referência(s)