
Doação de sangue: uma visão de marketing
2005; Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-311x2005000300028
ISSN1678-4464
AutoresSilvia Terra Ludwig, Alziro César de Morais Rodrigues,
Tópico(s)Iron Metabolism and Disorders
ResumoEste trabalho enfatiza como o marketing pode fazer diferença no retorno do doador de sangue voluntário, pois o maior desafio enfrentado pelas instituições de saúde é manter e incrementar a doação de sangue. Nesse contexto, compreender a motivação do doador voluntário é de suma importância e os estudos apresentados demonstram que diversas variáveis são importantes na doação de sangue. O grande número de pacientes necessitados de transfusão de sangue e a carência de sangue no setor justificam o interesse por este estudo, não só do ponto de vista do doador, mas, sobretudo, das instituições. Além disso, o reconhecimento da importância das ações e da orientação para o doador é fundamental quando se pensa em estratégia de marketing. Dessa maneira, torna-se relevante para as instituições de saúde a identificação das reais necessidades e desejos do doador.
Referência(s)