
Papel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco: um termo de referência
2011; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 35; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022011000400019
ISSN1981-5271
AutoresVitor Hugo Lima Barreto, Regina Onezifora da Silva Monteiro, Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, Lara Neves Souza,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoO objetivo principal deste artigo é apresentar uma orientação teórica e prática aos preceptores da atenção primária à saúde vinculados à Universidade Federal de Pernambuco. Pressupõe a atenção primária à saúde como um cenário de prática para estudantes de diferentes graduações e pós-graduações com características próprias. Aborda aspectos importantes do processo ensino-aprendizagem no ambiente comunitário, articulando os diferentes atores deste, entre os quais o conceito de conhecimento na atenção primária; a relação preceptor-estudante; a correlação teoria e prática; a avaliação processual; o ensino e a pesquisa no trabalho; a inserção político-social da aprendizagem; a interdisciplinaridade; o trabalho em equipe e a interinstitucionalidade na integração ensino-serviço. Por fim, propõe a reintegração do espaço da educação, da pesquisa e do trabalho.
Referência(s)