Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Papel do preceptor da atenção primária em saúde na formação da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco: um termo de referência

2011; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 35; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022011000400019

ISSN

1981-5271

Autores

Vitor Hugo Lima Barreto, Regina Onezifora da Silva Monteiro, Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, Lara Neves Souza,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar uma orientação teórica e prática aos preceptores da atenção primária à saúde vinculados à Universidade Federal de Pernambuco. Pressupõe a atenção primária à saúde como um cenário de prática para estudantes de diferentes graduações e pós-graduações com características próprias. Aborda aspectos importantes do processo ensino-aprendizagem no ambiente comunitário, articulando os diferentes atores deste, entre os quais o conceito de conhecimento na atenção primária; a relação preceptor-estudante; a correlação teoria e prática; a avaliação processual; o ensino e a pesquisa no trabalho; a inserção político-social da aprendizagem; a interdisciplinaridade; o trabalho em equipe e a interinstitucionalidade na integração ensino-serviço. Por fim, propõe a reintegração do espaço da educação, da pesquisa e do trabalho.

Referência(s)