Estranhos ensinamentos: Nietzsche-Deleuze
2005; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 26; Issue: 93 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302005000400004
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Philosophy, Ethics, and Existentialism
ResumoEm um texto já clássico, apresentado no colóquio de Cerisy-La-Salle de 1972 sobre Nietzsche, Deleuze indaga o motivo pelo qual não existe uma "escola" nietzschiana. Se considerarmos o grupo quase "sagrado" dos três mestres desmistificadores - Freud, Marx e Nietzsche -, veremos que, em nome dos dois primeiros, instalaram-se escolas e burocracias, mas que nada disso ocorreu no caso do filósofo do eterno retorno. O que há com Nietzsche, que parece impedir que, a partir de seu pensamento, sejam formadas escolas e burocracias, embora mais de um pensador afirme-se ou negue-se "nietzschiano"? Por que muitos pensadores diferentes autodenominam-se "nietzschianos" e por que alguns fazem questão de mostrar "por que não são nietzschianos"? Qual seria - se ela existisse - a "escola" nietzschiana? Quais seriam os seus ensinamentos? Quem seriam os seus mestres?
Referência(s)