
“O fantasma de um clássico”: recepção e reminiscências de Favela dos Meus Amores (H. Mauro, 1935)
2009; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 36; Issue: 32 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-7114.sig.2009.68096
ISSN2316-7114
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO filme Favela dos meus amores (1935), de Humberto Mauro, cujas cópias se perderam, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tornando-se objeto de culto e memória nas décadas seguintes. Neste artigo pretendo articular, a partir dos fragmentos documentais que nos informam sobre o filme, três aspectos principais: 1) o papel de "Favela..." na construção de uma nova identidade nacional e de uma nova cultura popular urbana, tendo como centro o Rio de Janeiro; 2) os aspectos ideológicos e estéticos da recepção crítica do filme; 3) Seu papel como objeto de memória da história cultural brasileira. A partir destes três eixos de análise pretendo mapear o impacto de "Favela..." na formatação de uma nova cultura "nacional popular" no Brasil, cujo sentido ideológico era disputado à esquerda e à direita.
Referência(s)