Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar

2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 28; Issue: 76 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622008000300004

ISSN

1678-7110

Autores

Amarílio Ferreira, Marisa Bittar,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a ideologia tecnocrática subjacente à educação brasileira durante a vigência da ditadura militar (1964-1985). Adotamos a premissa segundo a qual as reformas educacionais implementadas após 1964 ficaram marcadas tanto pelo modelo de modernização autoritária do capitalismo brasileiro adotado a partir de 1964, quanto pela teoria econômica do "capital humano". A propaganda ufanista, que tinha como lema o "Brasil Grande Potência", gerado pela "eficiência técnica" aplicada na forma de administrar o Estado e as suas empresas, também teve os seus corolários ideológicos no âmbito da própria política educacional levada à prática após a reforma universitária de 1968 e a reforma da educação de 1º e 2º graus de 1971. Assim, o sistema nacional de educação que emergiu com as reformas da ditadura militar foi marcado pela ideologia tecnocrática, que propugnava uma concepção pedagógica autoritária e produtivista na relação entre educação e mundo do trabalho.

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