
Percepção dos professores sobre o novo currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFG implantado em 2003
2006; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0100-55022006000300006
ISSN1981-5271
AutoresIron Pires de Abreu Neto, Olavo Sérvulo de Lima Filho, Lucas Evangelista Correia da Silva, Nilce Maria da Silva Campos Costa,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Famed/UFG) implantou, em 2003, um novo currículo de graduação em Medicina, com o apoio do Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina (Promed). O presente trabalho objetivou colher a percepção dos professores a respeito do currículo reformulado. Na coleta dos dados foi empregado um questionário com questões abertas e fechadas, entregue aos professores das três séries iniciais do curso de Medicina. A maioria dos docentes (77%) revelou ser favorável à reformulação curricular, citando como pontos positivos a maior integração interdisciplinar, a ampliação do tempo de internato e a adequação à realidade do sistema de saúde. Outros pontos levantados pelos professores foram o aumento da carga horária curricular, a resistência de alguns docentes à mudança e a necessidade de aprimorar o programa de capacitação docente oferecido pela Famed/UFG. O conhecimento da forma como o currículo é avaliado pelos docentes pode contribuir em muitas instâncias para o seu aperfeiçoamento. Daí a necessidade de estudos desta natureza como respaldo às mudanças efetuadas nos currículos.
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