Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção dos professores sobre o novo currículo de graduação da Faculdade de Medicina da UFG implantado em 2003

2006; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 30; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0100-55022006000300006

ISSN

1981-5271

Autores

Iron Pires de Abreu Neto, Olavo Sérvulo de Lima Filho, Lucas Evangelista Correia da Silva, Nilce Maria da Silva Campos Costa,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (Famed/UFG) implantou, em 2003, um novo currículo de graduação em Medicina, com o apoio do Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina (Promed). O presente trabalho objetivou colher a percepção dos professores a respeito do currículo reformulado. Na coleta dos dados foi empregado um questionário com questões abertas e fechadas, entregue aos professores das três séries iniciais do curso de Medicina. A maioria dos docentes (77%) revelou ser favorável à reformulação curricular, citando como pontos positivos a maior integração interdisciplinar, a ampliação do tempo de internato e a adequação à realidade do sistema de saúde. Outros pontos levantados pelos professores foram o aumento da carga horária curricular, a resistência de alguns docentes à mudança e a necessidade de aprimorar o programa de capacitação docente oferecido pela Famed/UFG. O conhecimento da forma como o currículo é avaliado pelos docentes pode contribuir em muitas instâncias para o seu aperfeiçoamento. Daí a necessidade de estudos desta natureza como respaldo às mudanças efetuadas nos currículos.

Referência(s)