Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA E A INTEGRAÇÃO DE ATRIBUTOS VERDES

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/rai.v11i3.100219

ISSN

1809-2039

Autores

Marina Nascimento Lemos Barboza, Emílio José Montero Arruda Filho,

Tópico(s)

Consumer Packaging Perceptions and Trends

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor em relação aos produtos integrados tecnológicos com a inserção de atributos verdes, como por exemplo, smartphones com carregador solar. Com isto, foi realizado um estudo baseado na literatura de comportamento do consumidor, produtos verdes, ideologia verde, convergência tecnológica e preferência de uso por produtos tecnológicos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi proposta uma análise netnográfica como opção metodológica, a qual consiste da extração de informações de blogs/fóruns de discussões, realizando uma análise de conteúdo para as discussões coletadas, de forma a codificar e categorização os grupos participantes deste argumento. Desenvolvida esta categorização e distinção dos segmentos de consumidores para o objeto tecnológico com inserção de atributos verdes, foram apresentados os resultados através de manchetes (headlines) que designariam os grupos de usuários. Dado este ambiente de pesquisa, o estudo observa e interpreta o ponto de vista do consumidor tecnológico, avaliando se a difusão dos produtos verdes (consumo sustentável ou com valores/atributos ecológicos) inseriu-se no contexto da sociedade atual, e se a discussão das redes sociais, apresentou consigo a inovação da consciência ecológica (verde), além da percepção de inovação tecnológica com a inserção do verde.

Referência(s)