Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teste do Desempenho Escolar: evidências de validade do subteste de escrita

2015; Universidade de São Francisco; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1413-82712015200112

ISSN

2175-3563

Autores

Cláudia Hofheinz Giacomoni, Márcia de Lima Athayde, Cristian Zanon, Lílian Milnitsky Stein,

Tópico(s)

Educational and Psychological Assessments

Resumo

O Teste de desempenho escolar (TDE) (Stein, 1994) avalia, de maneira ampla, a aprendizagem por meio de três subtestes: leitura, escrita e aritmética. O objetivo deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas do subteste de escrita, a fim de avaliar sua estrutura interna, dificuldade e discriminação dos itens, utilizando métodos clássicos e modernos - Teoria de resposta ao item (TRI). A amostra foi composta de dados oriundos de pesquisas realizadas em quatro estados brasileiros (N=1831). Os resultados indicaram que o subteste de escrita apresenta: (a) evidências de unidimensionalidade, (b) está composto por itens de dificuldade média e (c) com alta capacidade de discriminação. Ademais, observou-se que o subteste discrimina satisfatoriamente estudantes entre primeira e terceira série e, menos adequadamente, estudantes de quarta, quinta e sexta série. Esse conjunto de resultados indica que o subteste apresenta evidências de validade, mas requer refinamento.

Referência(s)