O tema da recepção mediática na bibliografia nacional - uma aproximação inicial
2012; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.1998.51317
ISSN2238-7714
Autores Tópico(s)Information Science and Libraries
Resumo1. Introducao Onde se reportar na bibliografia brasileira contemporânea para o estudo do tema da recepcao mediatica? As respostas a essa indagacao, enquanto indicacoes bibliograficas possiveis, exigem diferentes consideracoes previas. A primeira delas e que se a producao brasileira na area nao e incipiente, vem de meados do seculo no contexto de expansao dos meios de comunicacao social e de desenvolvimento do processo urbano-industrial, tambem e verdade que e uma producao ainda nao sistematizada, e como tal e pouco socializada. Por outro lado, uma segunda consideracao fundamental e a que aponta para a necessidade de esclarecer a propria extensao conceitual e, consequentemente, teorica do que se entende por recepcao mediatica. Muito embora se possa entender, numa visao ainda ampla, e voltada para sua dimensao social e politica, que este e o campo de estudo das relacoes sociais, destacando-se em especial o lugar ai desempenhado pela presenca mediadora de diferentes meios de comunicacao social, o fato e que ha hoje pelo menos duas grandes e distintas vertentes de aproximacao deste estudo. De um lado estao aqueles trabalhos voltados a analise dos diferentes impactos comportamentais derivados de influencias dos meios de comunicacao social, com objetivos mais ligados a configuracao de interesses comerciais e mercadologicos do sistema produtivo, e, como tais, sao estudos voltados ou a audiencia de meios de comunicacao, ou ao consumo, ou a opiniao publica, conforme perspectivas publicitarias, mercadologicas, ou de pesquisa de opiniao publica. De outro lado, na busca de uma visao mais ampla e interdisciplinar da complexidade das relacoes sociais mediadas pela presenca de diferentes meios de comunicacao estao os trabalhos academicos, nos quais ganha sentido maior a utilizacao do termo recepcao mediatica. Essas diferentes vertentes nao esgotam o estudo do tema, lembrandose que ha outras disponiveis (Sousa, 1998), nem se colocam como vertentes que se opoem entre si. Na verdade elas interagem, ao mesmo tempo que nao tem limites rigidos constituindo-se no que abarca a expressao vertentes de estudo, ou tradicoes diferenciadas de estudo a respeito.
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