
Aquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1984-63982008000200004
ISSN1984-6398
AutoresVera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoEste artigo apresenta reflexões sobre a aquisição de língua inglesa, entendida como sistema complexo em uma perspectiva êmica. Para tanto, discute aspectos da pesquisa narrativa, da multimodalidade e da complexidade da aquisição de segunda língua. Como evidências empíricas da aquisição, esta pesquisa utiliza excertos de narrativas multimídia de aprendizagem de língua inglesa, em que os narradores revelam aspectos de seus processos de aprendizagem por meio de textos, hipertextos, imagens e sons. Essas narrativas mostram que o processo de aquisição é um sistema complexo e que a segunda língua emerge da interação entre as diferentes experiências de aprendizagem dentro e fora do ambiente escolar.
Referência(s)