Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/ia.v33i1.4245

ISSN

1981-8416

Autores

Jonas Bach,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf.

Referência(s)
Altmetric
PlumX