Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação química e aceitação da merenda escolar de uma escola estadual de Lavras-MG

2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1413-70542004000400016

ISSN

1981-1829

Autores

Eliete Fernandes Flávio, Maria de Fátima Píccolo Barcelos, Andrelisa Lina de Lima,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Com o presente estudo, objetivou-se analisar numa Escola Estadual de Lavras-MG a composição química e realizar pesquisa de aceitação sobre a merenda escolar, verificando se as mesmas atendiam às metas de recomendações nutricionais propostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foram coletadas amostras da merenda escolar durante o segundo semestre de 2001, para a análise da composição química. A pesquisa de opinião foi realizada mediante questionários durante o mesmo período. Os valores de adequação em relação às metas do PNAE foram de 72,2% ± 2,75 para a proteína e 48,48 ± 22,57 para a energia. Em relação aos minerais, observaram-se 58%, 78%, 116%, 44%, 56%, 35%, 132% e 48% para Ca, Fe, Zn, Mg, P, Mn, Cu e K, respectivamente. As merendas que tinham como ingrediente básico o arroz apresentaram melhores índices de aceitação na pesquisa de opinião sobre a alimentação escolar.

Referência(s)