Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPED

2002; Fundação Carlos Chagas; Issue: 117 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742002000300005

ISSN

1980-5314

Autores

Antônio Flávio Barbosa Moreira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O campo do currículo está se caracterizando, em diferentes países, por uma significativa diversificação de temas e de influências teóricas. Apoiando-se no conceito de campo de Bourdieu, o texto aborda o campo no Brasil, tal como vem sendo construído no Grupo de Trabalho - GT - de Currículo da ANPEd. Examina o funcionamento do grupo, procurando situá-lo no contexto mais amplo da associação e das políticas de pós-graduação. Focaliza, a seguir, os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos no período de 1996 a 2000. Critica o grande número de textos selecionados, o que tem contribuído para a secundarização da discussão de problemas educacionais que carecem de atenção. Propõe perguntas e sugere estratégias que possam enriquecer o processo de construção do conhecimento desenvolvido no GT.

Referência(s)