
Criatividade na formação e atuação do professor do curso de letras
2007; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572007000200004
ISSN2175-3539
AutoresZélia Maria Freire de Oliveira, Eunice Maria Lima Soriano de Alencar,
Tópico(s)Creativity in Education and Neuroscience
ResumoA pesquisa investigou como a criatividade era tratada na formação e atuação do professor do Curso de Letras. Foram entrevistados 20 professores de duas instituições de educação superior particulares e uma pública de uma cidade da região centro-oeste do Brasil e foi utilizada a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os professores atribuem importância à criatividade no mundo atual; acreditam no potencial criativo de seus alunos; têm noção sobre criatividade, embora com dificuldade para defini-la; valem-se de vários procedimentos pedagógicos que a facilitam, embora não os utilizem de forma intencional; não sentem necessidade de uma disciplina específica sobre criatividade, percebendo-a mais como procedimento pedagógico; não tiveram em sua formação, de modo geral, informações sobre criatividade, nem tampouco em oportunidades de atualização; lembram-se de poucos professores criativos em sua própria formação e apontaram várias barreiras à promoção da criatividade em sala de aula.
Referência(s)