Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O currículo das escolas brasileiras na década de 1970: novas perspectivas historiográficas

2014; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 22; Issue: 82 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362014000100008

ISSN

1809-4465

Autores

Beatriz Boclin Marques dos Santos,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

Fundamentado na Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, que fixou as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e no Parecer 853/71, este artigo apresenta uma pesquisa histórico-documental desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de uma análise das ideias pedagógicas desenvolvidas ao longo da década de 1960, sob a influência dos educadores da Escola Nova, e sua contribuição para os fundamentos da Reforma Educacional, que incluiu a disciplina no currículo de 1º e 2º graus de nossas escolas. A partir de uma nova perspectiva historiográfica que o distanciamento torna possível, esta pesquisa constatou que a implantação dos Estudos Sociais no ensino de primeiro grau refletiu um desdobramento da legislação do Conselho Federal de Educação, em vigor desde 1966. A composição do Conselho na década de 60, incluindo nomes significativos da Escola Nova no Brasil, veio confirmar que a adoção dos Estudos Sociais como disciplina no currículo baseou-se em uma questão eminentemente pedagógica.

Referência(s)