Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecários em escolas de ensino básico
2009; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s1413-99362009000300017
ISSN1981-5344
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsta tese trata das praticas educativas exercidas por bibliotecarios que atuam em bibliotecas escolares e sua contribuicao para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa comecou com tres questoes: 1) a percepcao das dificuldades do bibliotecario para auxiliar os estudantes na pesquisa escolar; 2) a emergencia do conceito de letramentoinformacional; 3) a consciencia da pouca visibilidade do papel educativo do bibliotecario que atua em bibliotecas escolares no Brasil. Essas questoes constituiram a base para o trajeto desta pesquisa, que teve como objetivo entender como se realizavam as praticas educativasdo bibliotecario brasileiro, ate que ponto ele estaria exercendo atividades de letramento informacional e quais seriam as areas de atuacao ou os limites de competencia do bibliotecario na escola. Utilizou-se metodologia qualitativa, de vertente interpretativa. Os dados foram obtidos por meio de: 1) relatos escritos de experiencias de bibliotecarios; 2) entrevista semi-estruturada; 3) grupo de discussao. Compuseram a amostra 28 bibliotecarios atuantes em escola de ensino basico, sendo 14 provenientes de escolas publicas e 14 de escolas particulares. Em termos de localizacao geografica foram contemplados os seguintes Estados: Minas Gerais, Sao Paulo, Santa Catarina, EspiritoSanto, Parana, Goias, Rio de Janeiro, Maranhao, Para, cobrindo o periodo de 1991 a 2007. A sensibilizacao e a conquista dos usuarios principalmente dos estudantes constituem o principal foco da pratica dos bibliotecarios, verificando-se predominância de acoes voltadaspara atrair os membros da comunidade escolar para a biblioteca e para a leitura. A quantidade de atividades de orientacao a pesquisa e mais modesta. Considerando-se que o letramento informacional se caracteriza pela enfase na aprendizagem pela pesquisa orientada, verifica-se que, nesse sentido, a acao dos bibliotecarios e incipiente. Embora reconhecendo a importância da questao e sua responsabilidade com relacao a ela, nao conseguiram sistematizar acoes coletivas e permanentes que distinguem a nocao deletramento informacional. Os bibliotecarios querem marcar a biblioteca como espaco peculiar de aprendizagem, diferente da sala de aula. Apesar da tensao percebida entre biblioteca e sala de aula, eles tem consciencia de que sua acao educativa nao prescinde do professor e entendem a necessidade de trabalho conjunto. A multiplicidade de acoes inerentes as funcoes do bibliotecario tende a tornar mais difuso o seu papel na escola, dificultando para a comunidade escolar o entendimento da biblioteca como espaco de aprendizagem. Os bibliotecarios estao engajados em atividades que revelam suacompreensao da necessidade de formar pessoas com capacidade de aprender com a informacao, de pesquisar corretamente, de serem aprendizes autonomos, numa acao que marca o patamar inicial em que se encontra sua pratica do letramento informacional.
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