
A arte do encontro: a Educação Eestética Ambiental atuando com o Teatro do Oprimido
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982009000300018
ISSN1982-6621
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA educação ambiental tem a tarefa de buscar novas formas de relacionamento entre ser humano e natureza, pautadas em um posicionamento ético, mas carrega as dificuldades impostas por um modelo de educação engessado, pautado na lógica da racionalidade técnico-científica que permeia toda a sociedade. Na tentativa de superar essa condição, propomos a educação estética ambiental como forma de o ser humano relacionar-se com o mundo que habita, tendo o desafio de provocar o reencontro do humano com as dimensões sensível, afetiva e poética que o compõem. Tendo este campo como fundamento, buscamos, teoricamente, refletir sobre a inserção de uma proposta artística como meio de se chegar aos objetivos necessários à educação ambiental. No campo da arte, voltamo-nos ao teatro do oprimido, que tem como principal objetivo a democratização do teatro, considerada atividade orgânica do ser humano. Identificamos nele aproximações com os princípios e objetivos buscados pela educação estética ambiental.
Referência(s)