Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Democracia para a superação do capital no pensamento marxista: subsídios para reflexões sobre a organização educacional

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/2175-795x.2011v29n1p295

ISSN

2175-795X

Autores

Angela Maria Hidalgo,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa bibliográfica motivada pelos debates em torno da questão da participação nos processos decisórios no contexto das reformas política e educacionais dos anos de 1990. Defende-se a tese de que a democracia constitui premissa básica para a transformação social, demonstrada na análise do pensamento de autores marxistas. O estudo indica: em Marx e Engels, a análise do desenvolvimento histórico do processo de planificação coletiva da produção e a necessária manutenção dos níveis de produtividade para a criação das condições de superação do capitalismo; em Luxemburgo e Lênin, divergências quanto ao processo de transição ao socialismo; em Luxemburgo, a defesa da participação das massas no processo decisório. A conclusão é a de que a abordagem dos aspectos políticos das questões organizativas, concomitante à garantia de acesso ao conhecimento produzido historicamente, requer avanços na análise dos princípios organizacionais na educação com base nas especificidades desta prática social.

Referência(s)