Artigo Produção Nacional

Um estudo sobre inserção da educação ambiental nos projetos pedagógicos dos cursos do Centro de Educação Superior Norte do RS/UFSM

2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 7; Linguagem: Português

10.5902/1983465911374

ISSN

1983-4659

Autores

Lorimar Francisco Munaretto, Solange Busanello,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O estudo teve por objetivo verificar como as práticas de gestão ambiental são incorporadas e desenvolvidas nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Centro de Educação Superior Norte - CESNORS/UFSM. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido a partir de pesquisa realizada com coordenadores dos cursos de graduação do CESNORS/UFSM. Os dados foram coletados através de questionário estruturado com questões abertas, aplicado aos coordenadores dos cursos de graduação do CESNORS. Os resultados demonstram que nenhum dos 12 (doze) Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do CESNORS/UFSM, apresentam a inserção de capítulo que articule a educação ambiental com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Quanto à oferta de disciplinas de educação ambiental, somente 4 (quatro) cursos a oferecem (Engenharia Florestal, Jornalismo, Agronomia e Ciências Biológicas). Quanto a conteúdos de educação ambiental trabalhados em diferentes disciplinas, somente os cursos de Relações Públicas e Nutrição não propõem. No que se refere à integração da educação ambiental às disciplinas de cada curso de modo transversal, contínuo e permanente, os resultados demonstram que os cursos de Sistemas de Informação, Relações Públicas e Ciências Biológicas não possuem essa integração.

Referência(s)