Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idades entre 7 e 10 anos

2011; Desafio Singular; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.6063/motricidade.7(2).111

ISSN

2182-2972

Autores

Juliana da Silva, Thaís Silva Beltrame,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi avaliar o desempenho motor de criancas com e sem indicativos de dificuldades de aprendizagem. Participaram do estudo 406 escolares com idades entre 7 e 10 anos, sendo 231 (56.9%) meninas e 175 (43.1%) meninos, estudantes de uma escola publica municipal de Sao Jose/SC/Brasil. O indicativo de dificuldades de aprendizagem foi verificado por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE), enquanto o desempenho motor e o indicativo de dificuldades motoras com a Bateria para a Avaliacao do Movimento da Crianca (MABC). Meninos sem dificuldades de aprendizagem tiveram melhor desempenho na maior parte das habilidades avaliadas, alem de haver associacao entre o indicativo de problemas motores com as dificuldades de aprendizagem em escrita, matematica e leitura. Por outro lado, estudantes do sexo feminino com e sem indicativo de dificuldades de aprendizagem nao se diferenciaram quanto as habilidades motoras avaliadas, havendo somente associacao entre o indicativo de dificuldades motoras e as dificuldades de leitura. Com base nas diferencas identificadas entre meninos e meninas, os resultados chamam a atencao sobre a necessidade de que pesquisas futuras nesta area considerem a variavel sexo como um diferencial nessa relacao.

Referência(s)