Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Como o TQM opera e o que muda nas empresas? Um estudo a partir de empresas líderes no Brasil

2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0104-530x2001000100005

ISSN

1806-9649

Autores

Mônica de Fátima Bianco, Mário Sérgio Salerno,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

Este artigo objetiva discutir os programas de gestão pela Qualidade Total (TQM) disseminados na indústria brasileira, buscando identificar quais as mudanças organizacionais que introduzem, induzem ou legitimam, qual papel jogam na reestruturação das empresas. Para isso, realizamos pesquisa de campo em empresas com programas de qualidade reconhecidos pela comunidade pertinente. Como conclusão geral podemos dizer que o modelo de disseminação é top-down, o desdobramento das diretrizes é raramente utilizado, as relações com os fornecedores estão mudando e algumas mudanças organizacionais têm sido introduzidas juntamente com a implantação dos programas, como redução dos níveis hierárquicos, mas a lógica organizacional afasta-se pouco daquela clássica (taylorista).

Referência(s)