
Como o TQM opera e o que muda nas empresas? Um estudo a partir de empresas líderes no Brasil
2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-530x2001000100005
ISSN1806-9649
AutoresMônica de Fátima Bianco, Mário Sérgio Salerno,
Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoEste artigo objetiva discutir os programas de gestão pela Qualidade Total (TQM) disseminados na indústria brasileira, buscando identificar quais as mudanças organizacionais que introduzem, induzem ou legitimam, qual papel jogam na reestruturação das empresas. Para isso, realizamos pesquisa de campo em empresas com programas de qualidade reconhecidos pela comunidade pertinente. Como conclusão geral podemos dizer que o modelo de disseminação é top-down, o desdobramento das diretrizes é raramente utilizado, as relações com os fornecedores estão mudando e algumas mudanças organizacionais têm sido introduzidas juntamente com a implantação dos programas, como redução dos níveis hierárquicos, mas a lógica organizacional afasta-se pouco daquela clássica (taylorista).
Referência(s)