
Uma abordagem histórica da psicologia nos cursos de formação de professores: em foco os programas da disciplina em uma escola catarinense na década de 1930
2012; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 17; Issue: 51 Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782012000300011
ISSN1809-449X
AutoresDiana Carvalho de Carvalho, Maria das Dores Daros, Ana Paola Sganderla,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEm Santa Catarina, na década de 1930, as escolas normais sofreram uma reorganização em sua estrutura com a preocupação de atribuir um caráter científico à educação. A psicologia, a biologia e a sociologia são as ciências que exercem influência na constituição do pensamento educacional. Este artigo analisa os programas de ensino das disciplinas psicologia educacional (1937/1939) e pedagogia (1937) de um curso de formação de professores. Esses programas evidenciam a preocupação com as fases do desenvolvimento infantil e suas características, cabendo à escola reconhecer as diferenças e adequar o ensino ao desenvolvimento da criança. Aos professores caberia aprender com os conhecimentos científicos e aplicá-los de maneira que tornassem a ação docente o mais pragmática possível.
Referência(s)