Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Seminários na perspectiva dialética: experiência na disciplina Administração em Enfermagem

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0103-21002011000400021

ISSN

1982-0194

Autores

Cláudia Prado, Irene Mari Pereira, Fernanda María Togeiro Fugulin, Heloísa Helena Ciqueto Peres, Valéria Castilho,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este relato de experiência aborda a utilização de seminários como estratégia de ensino aprendizagem na disciplina Administração em Enfermagem II, do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Para o planejamento, desenvolvimento e avaliação dos seminários, adotou-se a Metodologia Dialética que concebe a construção do conhecimento em três momentos: síncrese, análise e síntese, na qual a tarefa dos professores é mediar as fases de mobilização, construção e síntese do conhecimento. Pressupostos-chave para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem, análise de suas experiências e possibilidade de autonomia na construção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de soluções, possibilitando situações construtivas, significativas e o desenvolvimento de competências. A discussão dos temas propostos possibilitou a aproximação da realidade pela reflexão e discussão de como os serviços estão inseridos no sistema de saúde.

Referência(s)