Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O encontro entre dança e educação somática como uma interface de questionamento epistemológico sobre as teorias do corpo

2010; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0103-73072010000200006

ISSN

1980-6248

Autores

Eloísa Leite Domenici,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Neste artigo, destaco a sinergia entre a educação somática e a dança, como um subespaço de produção de conhecimento qualificado sobre o corpo. Considero que as práticas de educação somática possibilitaram novos caminhos de investigação e criação, alterando profundamente os modos de fazer dança, para além da clássica epistemologia mecanicista em que se pauta o treinamento corporal tradicional. Minha hipótese é de que essa zona híbrida entre arte e ciência vem desestabilizando concepções importantes, tais como memória, cognição, movimento, hábito, natureza, cultura, entre outros, produzindo importantes subsídios na direção de novas epistemologias sobre o corpo.

Referência(s)