
"Poliedro é um sólido, correto?":um estudo com graduandos interagindo em um chat sobre a definição de poliedro
2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1516-73132013000100006
ISSN1980-850X
AutoresRodrigo Zuza Nieto, Marcelo Almeida Bairral,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNa pesquisa educacional, são escassos os estudos que analisam a construção de conceitos geométricos mediante interações à distância. Essa investigação está focada no entendimento de futuros professores sobre a definição de poliedro. O artigo é fruto de uma pesquisa que analisa interações em ambientes virtuais de aprendizagem. Apresentaremos, resumidamente, o cenário que foi elaborado para ser um curso sobre poliedros estrelados e, posteriormente, analisaremos as interações em um de seus espaços: o chat. A investigação sublinha que a análise em um chat deve movimentar-se de uma visão global para uma visão focada nas reflexões individuais/coletivas. O chat mostrou ser um cenário que oportunizou, aos graduandos, refletirem sobre a definição de poliedros em três âmbitos: um no contexto dos sólidos geométricos, um focado nos seus elementos (faces, arestas e vértices) e outro centrado no número de dimensões.
Referência(s)