Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família.

2014; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/s1982-873x2013000300007

ISSN

1982-873X

Autores

Claudilene Aparecida Pandorf, Josiane Mello, Antônio Carlos de Francisco, Ana Claudia de Oliveira, Elson Heraldo Ribeiro,

Tópico(s)

Inclusive Education and Diversity

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na monografia de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educação Especial de uma Faculdade privada no Estado do Paraná. Tal pesquisa foi desenvolvida, no final e no início dos anos letivos de 2006 e 2007, com o objetivo de pesquisar a respeito da qualidade de vida, que alunos com SD, vivenciavam durante as férias de verão, e a sua influência no rendimento escolar, levando em consideração o estímulo recebido da família. O estudo foi realizado com alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, observando o quanto a estimulação recebida por parte da família, nas férias de verão, afeta os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, aquisição de novos conhecimentos, bem como a manutenção destes, após o período das férias de verão. Para a realização da pesquisa foram abordados alunos, pais e professores, em dois períodos diferentes, o final do 4º período letivo de 2006 e o início do 1º período letivo de 2007, com o intuito de investigar: Quais foram os conhecimentos adquiridos pelos alunos com SD durante o 4º bimestre do ano letivo de 2006? Qual a percepção dos pais no tocante a importância da estimulação e qualidade de vida durante as férias escolares dos alunos SD? Quais as atividades proporcionadas pelos pais durante as férias escolares dos alunos com SD? E se existe integração entre a escola e a família no processo de estimulação e qualidade de vida dos alunos com SD? Os resultados deste estudo revelaram que não houve retrocesso significativo quanto aos conteúdos assimilados antes das férias escolares, pois as famílias proporcionaram atividades e estimulação voltadas para este fim, garantindo a qualidade de vida para seus filhos com SD. Também foi constatado que ficou a desejar a integração entre a escola e a família no processo ensino aprendizagem dos alunos SD. Palavras-chave : Qualidade de vida, Férias, Síndrome de Down. Rendimento escolar.

Referência(s)